Reflexologia


Porquê Reflexologia?

Muitas vezes amigos perguntam-me mas porquê Reflexologia? O que é isso?

Como sou Designer compreendo que aparentemente Design até pode parecer não ligar bem com este método terapêutico mas inscrevi-me no Curso na mesma. Aprendi também que Design combinava perfeitamente com Reflexologia, que esta podia ser vista como uma forma de arte dada a sua natureza táctil e sensitiva.

Ainda não consigo explicar porquê Reflexologia, a única explicação que tenho é que senti que me ia apaixonar pela Reflexologia ainda antes de saber bem no que constava. Eu que tantas vezes me questionei se estaria no caminho correcto acabei por encontrar uma vocação apaixonante nos pés, nos pés que nos suportam, que levam para onde queremos, os pés que tanto esquecemos. Os pés que tapamos e apertamos, os mesmos pés que encerram este mistério de codificarem na sua superfície o mapa de todo o nosso corpo.

E assim foi, não tive vontade de parar, desde o fim do Curso dei muitas consultas, li, encomendei muitos livros e todos os dias aprendo e aprofundo mais o meu conhecimento sobre esta Terapia.

Agora sim, O que é a Reflexologia?

É uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés.

Todos os orgãos, glândulas, ossos, etc, estão dispostos nos pés segundo o mesmo padrão do organismo formando assim um microcosmo dele.

Estimulando as áreas e pontos específicos, actua nos orgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento e, por consequência, a saúde e o equilíbrio.

  • Contra indicado para portadores de pace maker, estados febris, coágulos ou trombofleubites.

Como funciona?

Apesar de existirem várias teorias, esta explicação é bastante simples.

Ao longo da nossa pele existem células sensoriais do tacto

Quando essas células são estimuladas geram impulsos electromagnéticos que formam uma mensagem.

Essa mensagem é transmitida através de fibras nervosas (neurónios aferentes ou sensoriais) até aos “centros de controlo”

Os Centros de controle estão situados na espinal medula ou no cérebro. Estes centros emitem uma directriz de resposta, devolvendo através dos neurónios eferentes ou motores para um órgão, músculo ou glândula, alternando a sua dinâmica de funcionamento.

Assim a reflexologia actua principalmente por via do sistema nervoso autónomo, equilibrando as acções opostas das suas subdivisões principais:

  • Ramo Simpático (situações de tensão)
  • Ramo Parasimpático (mais frequentemente quando o corpo se encontra em repouso)

O ramo simpático é o accionado com mais frequência na nossa vida moderna, é geralmente a acção do sistema nervoso parassimpático que é estimulada pelo tratamento

Através dessa acção sobre o sistema autónomo a reflexologia é igualmente susceptível de reequilibrar a actividade do hipotálamo (regula a mecanismo da fome, sede, temperatura do corpo.

Está também relacionado com a nossa actividade emocional

Também reequilibra a actividade da glândula pituitária (produz diversas substâncias (hormonas de libertação) e vão controlar a actividade de outras glândulas, implicadas em diversas funções e locais do organismo.

A prática da reflexologia não resulta apenas num efeito local, mas é sobretudo uma intervenção sistémica do corpo, podendo actuar a um nível profundo para tentar eliminar a causa subjacente ao problema.

Isto é, “Sensores de pressão” nas mãos e pés ligam-se a diferentes partes do corpo e, quando as técnicas de reflexologia são aplicadas, estimulam esses sensores, que enviam pelo corpo ondas electromagnéticas/energia, até aos “centros de controle”. Estes por sua vez enviam uma resposta para as diferentes partes do corpo alterando o seu funcionamento.


 Reflexologia e Stress

Cerca de 75% das doenças actuais são atribuídas a estados de stress e de tensão, vários sistemas do corpo são afectados de várias formas e em vários graus. Uma das causas mais frequentes são os problemas cardiovasculares,disfunções gastrointestinais, anorexia, palpitações, suores, fobias, dores de cabeça…

Como é que a Reflexologia pode ajudar?

Reflexologia melhora a circulação sanguínea e sistema nervoso. Para que o corpo funcione em pleno é necessário que o sangue e nervos supram cada orgão e glândula no seu máximo.

  • Resposta eficaz ao Stress estimulando o sistema imunitário
  • Recuperar a homeostase depois da fase de alarme e de resistência, ajuda o corpo a recuperar dos efeitos negativos do stress
  • Recuperar o melhor possível da fase de exaustão

Contra indicado: operações cirúrgicas recentes, pace-makers, trombos ou coágulos, febre, gravidez derisco

Reacções: diurese e sudação, Movimentação dos intestinos, agravamento de problemas de pele, aumento das secreções nasais, febre (Crise Curativa)