Bebé Qual a melhor posição para dormir?

A melhor posição para um recém-nascido dormir é de costas. Vários estudos têm demonstrado que dormir desta forma reduz a Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL) em 50 por cento. «A ocorrência de morte súbita é rara no primeiro mês de vida, aumenta até um valor máximo entre os dois e os quatro meses e cerca de 95 por cento dos casos surgem antes dos seis meses de idade. Acontece geralmente no domicílio, sendo o bebé encontrado sem vida no berço».

Pode ler-se no site da Sociedade Portuguesa de Pediatria, entidade que, tal como as principais organizações internacionais de pediatria, recomenda que o bebé durma sempre de barriga para cima.

No entanto, durante muitos anos pensou-se que os bebés deviam dormir de barriga para baixo para não correrem o risco de bolçarem e se engasgarem ou porque parecia que assim estavam mais confortáveis. Nada mais errado. Se bolçarem, os bebés automaticamente viram o rosto para o lado. De barriga para cima têm mais estimulação visual e manual, logo é muito mais agradável. Ainda assim, a ideia de que é melhor colocar os bebés de barriga para baixo na hora de dormir persiste na cabeça de muitas avós e de muitos profissionais de saúde. As mentalidades custam a mudar. Também há quem acredite que é melhor para os bebés dormirem de lado, mas esta posição ainda não foi estudada adequadamente. Por isso – repetimos – a melhor posição para o bebé dormir é de costas. Quando começar a rolar sobre si próprio (por volta dos quatro meses), deixa de ser possível controlar a posição em que dorme toda a noite, mas continua a ser importante deitá-lo sempre de costas.