Os primeiros dentes do bebé

O aparecimento do primeiro dente é aguardado com alguma ansiedade e muitas dúvidas. O primeiro dente nasce por volta do sexto mês e o último por volta dos 3 anos, perfazendo no total 20 dentes de leite, dez em cada maxilar. O surgimento do 1º dente varia de bebé para bebé, assim como o ritmo e o número de dentes a surgir ao mesmo tempo.

Regra geral, os primeiros dentes a aparecer são os da frente em relação aos de trás, e os do maxilar inferior primeiro que os do superior.

O primeiro dente do bebé é recebido com muita alegria pela família, mas este passa por algum sofrimento demonstrado pelo choro, inquietação e birra. É comum os bebés babarem-se muito nesta altura, terem alterações no sono e nariz entupido. As gengivas ficam inchadas e querem morder tudo para diminuir a pressão que os dentes fazem ao romper a gengiva. Como têm dor podem perder um pouco o apetite.

Existem pomadas para aliviar a dor das gengivas, que se aplica com o dedo lavado dos pais, ao mesmo tempo que massaja a gengiva, que por si só já alivia a dor.
Também há borrachas próprias para eles morderem, que devem ser colocadas no frigorífico porque o frio ajuda a aliviar a dor. Há que ter atenção com objectos fornecidos ou agarrados pelo bebé, porque podem partir, rachar, conter tintas ou peças pequenas que provoquem asfixia quando colocadas na boca ou engolidas.

O bebé pode também ficar com o rabinho vermelho do cocó quando os dentes estão a querer romper. Alguns pais apercebem-se da vinda de um novo dente pelas assaduras do bebé.
Em situações em que verifique que o bebé tem muito sofrimento, consulte o médico para este lhe indicar se é necessário colocar algum supositório para aliviar a dor, ou despistar outras situações.

Nesta altura o bebé está mais debilitado e sensível a doenças, alguns costumam fazer febre, diarreia, otites, bronquiolites ou outras doenças quando quer aparecer mais um dente. Motivo pelo qual deve consultar o médico sempre que vir algo de diferente no bebé, e não considerar tudo normal devido aos dentes.

Por volta dos seis anos os dentes de leite começam a cair sozinhos e a serem substituídos pelos definitivos. Esta fase não costuma provocar dor nem qualquer alteração nas crianças. No final da adolescência ou início da idade adulta surge o último par de dentes molares (siso) que podem provocar dor.

Deve haver uma habituação do bebé à higiene oral antes do nascimento dos primeiros dentes. Depois de mamar, as gengivas devem ser limpas com uma gaze ou pano macio húmidos, retirando o leite que ficou na boca e língua.

Existe à venda dedeiras de silicone e pasta de dentes específicas para bebés, para se fazer a higiene da boca desde o aparecimento do primeiro dente de leite. Também há escovas de dentes extra macias e planas para lavar os dentes.

A dentição passo-a-passo









Há bebés que seguem este calendário – e depois há os outros.

Por isso, não entre em pânico – as idades  apresentadas podem variar de bebé para bebé.