Sugestões criativas de culinária para seus filhos


Para quem gosta de comida divertida aqui estão algumas sugestões que encontrei!
Os ingredintes necessários são: muita arte e de imaginação!

Faça que os seus Filhos vão Adorar! Sucesso garantido! Hum....

sanduiche ovo

sanduiche
sanduiche




Vários exemplos de sanduiche








Pizza








Arroz com Feijão


Omolete










É comum que crianças, principalmente na fase pré-escolar, dos 2 aos 6 anos, recusem a comer. Esta fase é conhecida também como a fase da inapetência.

É importante que os pais não se desesperem frente a este desafio. Neste momento é fundamental ter paciência, persistência e criatividade para superar os obstáculos sem causar traumas que podem inclusive desencadear transtornos alimentares futuramente.
Em todas as fases do desenvolvimento é importante reforçar a importância do desenvolvimento saudável, porém é fundamental na fase pré-escolar. A criança que desenvolve hábitos saudáveis ainda nesta fase, fica menos susceptível às influências externas dos amiguinhos e da mídia nas fases seguintes do desenvolvimento.

Como auxiliar o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis?

É importante tomar atitudes que façam das refeições momentos especiais, desde a amamentação. Portanto, tenha uma disciplina de horários; Faça as refeições sempre à mesa, sem a presença de televisão; Evite broncas e conversas que possam desencadear em discussões e brigas; Monte a mesa, com toalha-de-mesa e com alimentos disposto de forma visível e atraente;
Permita que as crianças pequenas toquem o alimento com as próprias mãos. Este contato é importante para que elas conheçam as diferentes texturas e se familiarizem com o alimento antes de levá-lo à boca. Isto também desperta a curiosidade.
Faça com que a criança prove um mesmo alimento pelo menos 5 vezes antes que de decidir que não gosta de tal alimento. Muitas vezes mudando o jeito de servi-lo (misturado no omelete, no arroz, cozido, refogado, etc) ou mesmo a sua apresentação (cortado em rodelas, ralado, em cubinhos) pode mudar a aceitação por parte das crianças.

Permita liberdade de escolha sem perder em valor nutritivo. Não pergunte o que a criança gostaria de comer, dê opções: peito de frango ou coxa de frango; salada de tomate ou de cenoura?
Torne a hora da refeição um momento divertido. Nos finais-de-semana, quando geralmente dispomos de mais tempo, faça pratos divertidos utilizando os alimentos para montar carinhas, paisagens e outras figuras. Abuse da sua criatividade!
Reforce a importância da alimentação saudável fazendo uma ligação com a realidade atual da criança.

 Por exemplo:
  • Para crianças, fale que é necessário comer para ter energia para poder correr e brincar; 
  • Para os adolescentes, vale reforçar a importância de uma alimentação balanceada para evitar espinhas, para ter um cabelo bonito, etc.
Lembre-se que a alimentação de nossos filhos é um reflexo de nossa alimentação, portanto é importante que a família como um todo tenha uma alimentação saudável.


(em actualização de mais imagens)