12 dicas práticas para fotografar recém-nascidos

 
 


1 - Escolher o local para sessão de fotos:


Fotografar recém-nascidos exige um pouco mais de cuidados do fotógrafo. Afinal, estamos lidando com um corpo muito mais frágil. Um dos primeiros cuidados que o fotógrafo deve ter é sobre o local escolhido para a sessão de fotos, principalmente se existe interesse em se aventurar em ambientes externos.

Alguns cuidados precisam ser levados em consideração numa sessão externa:
- Escolha um local calmo e sem muito barulho;
- O clima do dia da sessão deve ser agradável, nem muito quente e nem muito frio;
- Cuidado com o local escolhido para que não haja problemas com insetos e outros animais;
- O melhor horário para a sessão é no início da manhã ou no fim da tarde.

Para o conforto do bebê, alguns fotógrafos especializados em recém-nascidos escolhem locais fechados para produzir as imagens como, por exemplo, a casa do cliente. Mas, qualquer que seja sua escolha para a realização das fotos, esteja preparado para todos os tipos de situação, confie em você e no seu trabalho. E principalmente: faça o seu o melhor!

2 – Esqueça o flash e fotografe com luz natural: 

Provavelmente, esta é a dica mais comum e que vale praticamente para todos os tipos de fotografia. A luz natural na fotografia de recém-nascidos é importantíssima, já que os pequenos podem se incomodar com o excesso de luz causado pela “explosão” do flash, mesmo que usado de forma criativa. Por esse motivo, muitos fotógrafos, quando fotografam na casa do cliente, escolhem o cômodo da casa que recebe a maior quantidade de luz natural possível. Em casos de luz vinda da janela, a dica é utilizar cortinas ou lençóis brancos para suavizar o efeito.

Caso não seja possível trabalhar com luz natural, opte, ao menos, pela luz contínua. Nesse caso, utilize um softbox para “copiar” o efeito da iluminação da janela.

 


 

3 – O fundo da foto: 

 
Este é um detalhe que implica diretamente com o resultado final de uma imagem. A composição da fotografia de recém-nascidos deve ser sóbria e limpa. Utilize mantas, cobertores e de paredes que tem cores únicas. Assim, o fundo será um detalhe que não irá chamar mais atenção do que o bebê. Quanto mais suavidade, melhor. Isso vale para todos os elementos desse tipo de fotografia.

 

 

4 – O melhor momento para fotografar: 

Existem os melhores momentos para se fotografar um recém-nascido, mas é muito comum a alteração de humor desses pequenos. Então, para que a sessão aconteça da melhor forma possível, certifique-se que o bebê esteja bem alimento antes de começar as fotos.

Geralmente, recém nascidos têm o costume de dormir depois de mamar. Mas, enquanto ele não dorme, fotografe os olhos, buscando sempre uma expressão de pureza.


 

5 – Fotografe os detalhes: 

Pequenos, frágeis e fofos. Os recém-nascidos são naturalmente fofos, por isso, entre os cliques normais que se deve fazer numa sessão, tire um tempo para fotografar os detalhes. Fotografar as mãozinhas, os dedinhos, os pezinhos, a boquinha... Tudo faz parte das memórias que família quer guardar deste momento tão especial.




6 – Acessórios e roupas: 

Os acessórios são detalhes que costumam incrementar as fotografias. As mamães corujas adoram enfeitar seus bebês com laços, toucas e todas essas coisinhas que deixam o bebê ainda mais fofo. Então, antes de fotografar, converse com a mamãe do bebê para deixar separado alguns itens separados, mas não exagere na quantidade. Também se certifique de que nenhum dos brinquedos acenda luz ou faça muito barulho; a luz colorida pode estragar a fotografia e o barulho pode acordar a criança.

Quando o assunto são as roupas, é preciso cuidado. Muitas trocas podem irritar o bebê fazendo com que a sessão, vá por água abaixo. Quanto menos trocas forem feitas, melhor. E vamos combinar: as melhores fotografias de recém nascidos são as em que eles estão peladinhos, não é? Não abra mão de fotografá-los da maneira em que vieram ao mundo. Mas tome cuidado para não deixar nada muito explícito, principalmente nas imagens que poderão entrar para o seu portfólio.
 

 

7 – Ideias criativas: 

A interatividade dos recém-nascidos é quase zero, vagando entre um raro sorriso e um biquinho com a boca. Por isso, o fotógrafo deve ser extremamente criativo na hora de fotografar. Aposte na criatividade, mas não coloque em risco a integridade física do bebê. Afinal, não podemos preocupar os pais com as ideias malucas que temos. O limite do fotógrafo começa caminha ao lado da segurança do bebê!


 

8 – Cores para colorir: 

 
A importância das cores se faz presente em todos os tipos de fotografia. Para fotografar recém-nascidos, elas precisam transpor os sentimentos de tranqüilidade, pureza e alegria. Cuidado com as composições cromáticas, prestando atenção na sintonia dos tons para não forçar uma sensação desagradável.


 

9 – Fotografe com a família: 

É momento especial que marca a história de qualquer família. O bebê é o personagem principal, mas não deixe de fazer toda a família participar da sessão de fotos. Aproveite os braços do pai, o colo afável da mãe e o carinho do irmão. Essa participação da família passa uma energia muito boa para o bebê. Essa energia o deixará mais calmo para continuar as imagens.


 

10 – Opte por lentes claras: 

As lentes claras são uma boa pedida para este tipo de fotografia, já que dispensamos o flash e precisamos trabalhar com a luz natural de cada ambiente da melhor forma possível. Além disso, as grandes aberturas dão um desfoque muito bem-vindo nesse tipo de fotografia.

lentes_claras.jpg


 

11- Tome cuidado com a posição: 

É preciso tomar muito cuidado com a movimentação do bebê. Como é impossível fazê-los controlar os movimentos, é preciso movimentar bracinhos e perninhas com cautela. As posições devem ser feitas pela mãe, já que ela tomará todo o cuidado e saberá a posição mais confortável para o seu bebê.


 

12 – Amor e paciência: As duas qualidades de um fotógrafo de recém-nascidos: 

Essas são as duas qualidades que movem um fotógrafo de recém-nascidos. O amor é importante para que a fotografia seja sempre tratada como arte. A paciência é outra qualidade fundamental, pois podem surgir diversos imprevistos durante uma sessão.


 

Entre essas 12 dicas, a mais importante com certeza, sempre será a seguinte: Faça tudo com muito amor. De nada importa ter o melhor equipamento, o melhor curso de fotografia do país, se você não se sente bem fotografando.