Halloween - Dia das bruxas, a verdadeira história!

 
Tenho a certeza que muitos não sabem o verdadeiro significado desta data, acompanhem a minha apresentação e visão generalizada do que realmente é o Halloween - Dia das Bruxas!


O Halloween é comemorado no dia 31 de Outubro. Teve a sua origem no povo celta, que acreditava que no último dia do verão, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. E, com o intuito de assustar esses fantasmas, os celtas colocavam nas suas casas, objectos macabros como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas. Por se tratar de uma festa pagã, foi proibida na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas e os que comemoravam esta data, eram perseguidos e condenados à fogueira pela conhecida Inquisição.

A festividade do Halloween acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem o seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagueiam neste dia. Actualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa. (Já dizia a minha avó: o mundo é dos espertos, e sempre se une o útil ao agradável, vamos pedir doces!) 


ABÓBORA

É evidente que o maior símbolo usado durante o Halloween, é a abóbora. Mas, quem sabe realmente o motivo? Então não vou esperar que me respondam, vou logo dar-lhes a resposta: "The Jack O’Lantern" - A Lanterna de Jack - É o nome dado à abóbora, esculpida com uma face demoníaca e iluminada por dentro. Segundo a história, um irlandês chamado Jack, gostava de fazer maldades a todas as pessoas e chegou até a enganar o próprio Diabo. Quando Jack morreu, não foi permitida a sua entrada no céu, pelos seus actos e inclusive acordo com o Diabo, e nem no inferno, por ter enganado o 'chefão' de lá (risos). Satanás deu-lhe uma vela para iluminar o seu caminho pela terra. Então, Jack acendeu a vela e colocou-a dentro de um nabo, fazendo uma lanterna para ele. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram uma escassez de nabos e uma abundância de abóboras. Para manter a tradição durante o Halloween, passaram a utilizá-la no lugar de nabos.