Mamã e Papá "Falando daquilo" sexo



As perguntas que as crianças mais
fazem e as respostas que você poderá dar ...

Mamã e papá quando seu filho começar a perguntar sobre aquilo, ele não vai parar mais.  

O truque aqui é ser firme e não inventar. História de cegonha, por exemplo, nem pensar. A televisão já destruiu esse mito há muito tempo. Outra dica é não responder mais do que seu filho perguntou. O ideal é ir falando sobre sexo em conta-gotas. Aos poucos, para que ele absorva o suficiente para sua idade.

Por que eu sou diferente da minha irmãzinha?

Se tiver um irmão do sexo oposto, a criança pode notar a diferença até antes dos 2 anos. Faz parte da busca pelo conhecimento do próprio corpo. Diga apenas que menino é diferente de menina e não se preocupe. Para a criança, a resposta é mais do que suficiente.


Por que faço xixi de pé e as meninas fazem sentadas?

A dúvida vai surgir quando a criança tirar a fralda. Afinal, por que os meninos trocam a fralda pelo boxer e as meninas pela cueca? Não há muito o que explicar, e as crianças só estão um pouco incomodadas com o fato de não se comportarem da mesma forma o tempo todo. Reforçe o conceito da diferença, sem ansiedade. Diga que a menina veste cueca, pela mesma razão que usa também vestido e laço no cabelo. E que o menino usa boxer, e também polo e camisa.

Por que não posso mexer ali?

De 2 a 3 anos, a criança sente algum prazer ao manipular o sexo. Se os pais proíbem, ela vai querer saber o que há de errado. Portanto, se seu filho estiver fazendo isso na sala, na frente das visitas, não se desespere. Tente despertar seu interesse para uma brincadeira qualquer.

De onde eu vim?

A criança sabe que as frutas vêm da feira, os biscoitos, do supermercado e os brinquedos, da loja. A partir dos 4 anos seu filho vai querer saber de onde ele vem. Limite-se a dizer que ele veio dos pais. Para começo de conversa, é tudo o que ele precisa saber.

Por que a sua barriga está grande?

Se a mãe está grávida, esta pergunta pode surgir por volta dos 2 anos. Conte a verdade: de dentro da barriga da mãe vai sair um irmãozinho para ela brincar, para ser seu amigo.

Se eu estava dentro da barriga da mamã, como saí daí?

Depois de saber que os filhos ficam na barriga da mamã, a criança quer saber como veio para fora. Diga apenas que ela saiu da barriga e nada mais. Você não estará mentindo e seu filho ficará satisfeito com essa resposta.

Por que vocês fecham a porta do quarto e não fecham a da cozinha ou a da sala?

Em vez de responder o porquê, responda para que. Diga apenas que vocês querem ficar juntos para conversar e trocar carinhos sem ser incomodados.