Especial Natal para ensinar ás crianças ♥

NATAL






NatalOlá Amiguinhos, no dia de natal ganhamos muitos presentes e fazemos uma grande festa, mas vocês sabem qual é o motivo de tanta comemoração?
 
O natal é comemorado no dia 25 de dezembro, mas a festa sempre começa um dia antes, durante a ceia de natal! É quando a mamã ou a avó preparam aquela mesa cheia de coisas gostosas para comer. A tradição da ceia vem da "Santa Ceia", quando Cristo reuniu seus Apóstolos e instituiu o Santíssimo Sacramento.
No dia de Natal é celebrado o nascimento de Jesus. Ele nasceu em Belém, em uma gruta, e durante sua vida espalhou pelo mundo lições de amor ao próximo.
A história nos conta que no dia do nascimento de Jesus, teria ocorrido uma grande explosão estrelar que resultou na imagem da estrela de Belém. Os três Reis Magos: Belchior, Baltasar e Gaspar, foram guiados por esta estrela até o local onde nasceu Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mirra.
O ouro que representa a realeza, o incenso que representa a divindade e a mirra que representa a imortalidade.
A cena dos Reis Magos encontrando Jesus foi imortalizada pelos presépios, que até hoje são montados durante esta época do ano. A partir daí, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo.
Outro símbolo muito importante no natal são as árvores enfeitadas. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas nela penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus à Humanidade. Já as velas representam a presença de Cristo como Luz.
Agora, um dos ícones mais encantadores do natal é sem dúvida o Pai Natal. Diz a lenda que ele vive no Pólo Norte e tem uma fábrica de brinquedos, onde trabalham seus ajudantes, os duendes. Na noite de natal, ele pega no seu trenó, puxado por renas voadoras, enche seu saco vermelho de presentes e sai para presentear todas as crianças que se portaram bem durante o ano.
A figura do bom velhinho de barbas brancas foi inspirada no bispo São Nicolau. "Atribuíram-se a ele vários milagres, mas o que marcou definitivamente foi sua bondade e a prática de distribuir presentes entre as crianças".
 
 
Curiosidade



O Présepio de Natal está presente em quase todos os lares cristãos durante a época do Natal e Ano Novo. O Presépio é uma montagem da cena de nascimento do Menino Jesus, onde estão presentes seus pais José e Maria, os três reis magos, e alguns animais. Como todos nós sabemos Jesus nasceu num estábulo onde José e Maria que se encontravam em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, se abrigaram durante uma noite.
 Os presépios variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real.

 
 

As peças do presépio:

* Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.
* Maria: É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.
* José: É o pai adotivo do menino Jesus; foi um homem judeu, provavelmente carpinteiro/pedreiro.
* Curral: É o local simblizado pelo presépio. Era onde se guardavam o gado, o curral. Por isso, no presépio, Jesus fica sobre as palhas, em uma manjedoura.
* Manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu.É como se fosse o berço de Jesus.
* O burro e o boi: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim em meio aos animais”.
* Anjos: Os anjos anunciam a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador
* Pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe todos, sem se importar com sua condição social
* Estrela: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.
* Reis Magos: Os três Reis Magos – Melquior, Baltazar e Gaspar eram considerados sábios. Eles estavam no local onde Jesus nasceu. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O padre explica que o ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração. 
 
Boas Festas 2012 
e para acompanhar Bebe D´sempre no facebook estamos aqui