A Minha Visão Sobre a Música para Bebés


 

Quando recordo a minha infância, consigo ter lembranças fantásticas desde os meus três anos de idade, dessas recordações, muitas são aquelas que englobam a música. Lembro-me de colocar à frente de um espenho com o comando na mão, e a minha mãe, colocar o leitor de cassetes a funcionar para eu cantar e fazer Playback (palavra inglesa. O playback costuma ser utilizado em shows, apresentações ou até mesmo como guia para uma outra gravação.). Ficava a sonhar por onde aqueles sons me levassem, até, finalmente aterrar firme no mundo dos sonhos e dormir sentada no sofá da sala. Aquele tempo, antes de começar a dormir profundamente, era um tempo de magia em que a minha imaginação viajava numa velocidade vertiginosa. Hoje em dia, quando ainda me sento somente a ouvir música, a minha imaginação continua a viajar como se eu nunca tivesse crescido. Penso que o maior benefício que a música pode dar a uma criança, é o estimulo para esta sonhar. Se a criança estiver num ambiente calmo, irá focar-se apenas na curiosidade e na descoberta dos sons que lhe chegam aos ouvidos, e isto, irá liberta-lhe os outros sentidos, criando uma sensação de relaxamento propícia ao estimulo da imaginação.
O desenvolvimento da audição, é uma evolução de facto notável, pois o ouvido comanda todos os sons que a boca reproduz. O cérebro, através do que o aparelho auditivo lhe comunica, dá as indicações ao aparelho vocal, para este realizar as suas reproduções sonoras. Por exemplo, um cantor só será afinado, se o seu aparelho auditivo conhecer profundamente os sons que este terá de reproduzir. A própria articulação das palavras, é ditada pelo aparelho auditivo, por isso é que esta aprendizagem é feita à base da imitação. Suponhamos que um bebé cresce apenas a ouvir a palavra "cão", este bebé apenas terá a capacidade de dizer esta palavra porque o seu aparelho auditivo não comunicou outros sons ao seu cérebro. A música, poderá aqui ter um papel bastante importante no desenvolvimento do aparelho auditivo de uma criança, tendo em conta a sua aprendizagem de diferenciação de sons e timbres.
Hoje em dia, muitos são os concertos para bebés que existem um pouco por todo o lado. Em minha opinião, a utilidade de os bebés assistirem a estes concertos, passa por terem um primeiro contacto com os instrumentos musicais. Um local cheio de bebés, barulho e uma constante agitação, não conseguirá captar a atenção suficiente de um bebé para este usufruir da música. Penso porém, que o contacto com os instrumentos musicais, irá despertar neste uma enorme curiosidade e irá mostrar-lhe ao vivo, a ligação entre o homem, o instrumento e o som. O bebé, irá na sua cabeça, realizar as suas primeiras associações entre os instrumentos ali presentes e o timbre. Se todos os bebés do mundo tivessem um contacto regular com os vários instrumentos, a música continuaria a ser uma arte, mas uma arte mais caracterizada pelo som.
 Posso dar o exemplo que aqui em casa tentamos ter sempre uma musiquinha adequada à sua idade e como temos alguns instrumentos musicais e sabemos tocar tentamos tocar algumas vezes. Posso dizer que já fomos a alguns concertos para bebes um deles que adoramos foi no Oceanário de Lisboa aqui,aconselho papás, a nossa princesa adora musica e penso que vai seguir os gostos da mamã lol, mas penso quer dizer tenho a certeza que se voçês colocarem musica aos vossos filhos eles vão dar o seu ar de graça, experimentem !!!


Beijokas dos sapinhos com mimos ♥