Ajudar o seu bebé a falar


Estou anciosa para que a minha princesa começe a dialogar. A emoção da espera é normalmente grande e, embora não seja possível forçar um bebé a falar, a realidade é que quando o bebé estiver preparado ele irá dizer as suas primeiras palavras. Entre os 4 a 6 meses de idade os bebés começam a balbuciar as suas primeira sílabas duplas, como "mama" ou "papa", e usar a vocalização para expressar o gostar e o desgostar. A primeira palavra do bebé costuma acontecer por volta do 1º ano de idade.
 
Estágios do "falar" do bebé

0-3 meses – sons de vogais
4-6 meses – repetindo o som da mesma consoante várias vezes como "dadada"
6-9 meses – balbuciando com mais sons à mistura
10-12 meses – jargão de bebé, quando o bebé parece falar a sua própria linguagem
10-18 meses – palavras percetíveis completas
Para incentivar o seu bebé a começar a falar, ficam aqui algumas sugestões:

Muita tagarelice
Logo desde o início pode tagarelar ao pé do bebé, mantendo conversas divertidas com ele, mesmo que ele não lhe responda. Responda aos amorosos sons que o bebé vai verbalizando, mas dando sempre de seguida, um tempo para que ele responda. Desde cedo que o bebé irá perceber que a comunicação é uma via de dois sentidos.
Fale normalmente para o seu bebé
Fale para o seu pequeno, ou pequena, sem ser em conversa de bebé, fale sobre tudo de forma normal, desta maneira irá expandir o vocabulário, ainda que por vezes seja bem difícil não falar na linguagem de bebé ao pé de um.
Responda aos seus choros
Antes do bebé entrar na fase de aprender o vocabulário, a sua forma de comunicação mais usada é o choro. Ao responder ao seu choro, irá ensinar ao seu bebé que sempre que ele comunicar, você estará a ouvir, e depois de compreender o choro do bebé, certamente que todos se irão sentir mais felizes.
Conversa de ocasião: sim
Faça conversa de ocasião com o seu bebé. A esta altura estará a questionar-se, sobre o que pode falar com ele. Fale com ele quando lhe está a mudar a fralda, quando lhe dá de comer, quando está a fazer coisas comuns. Mantenha esta conversa de ocasião, e verá que mais cedo do que pensa o seu bebé começará a tentar comunicar consigo, ainda que possa não ser através de palavras.
Cante uma música
Quer tenha jeito ou não para cantar, ao repetir uma mesma música ao seu bebé muitas vezes, a sua voz passará a ser música para os ouvidos do pequenote. No processo de repetição, as palavras que mencionar durante a música começarão a ser mais familiares para o bebé.
Leia-lhe um livro
Embora possa pensar que um bebé pequeno não dá interesse a um livro, a verdade é que pode ter mais interesse do que pensa. Logo que o bebé for capaz de se sentar, leia-lhe um livro de crianças, de preferência livros com algumas frases. Estará, desta forma, a contribuir para aumentar a familiaridade do bebé com as palavras.
Descreva o que o bebé faz
Quer o bebé esteja a tentar pegar num objeto, ou a sorrir, ou até cansado, verbalize o que ele está a sentir, pondo em palavras o que ele está a passar. Desta forma validará o que o bebé sente e ele será capaz de colocar em palavras o que sente, logo que começar a falar.
Repita-se
A repetição é normalmente um bom caminho para a aprendizagem e, ao repetir-se, estará a preparar-se para o futuro, altura em que a sua criança necessitará que o faça constantemente, especialmente na idade da pré-primária.
Incentive
Quando a criança começar a balbuciar, mesmo que sejam as primeiras palavras que ninguém compreende exceto os pais, incentive o seu bebé a continuar o seu bom caminho na aprendizagem da linguagem.
Tenha sempre em mente que cada bebé tem o seu ritmo, e que não há fórmulas mágicas para o desenvolvimento da linguagem de cada um. Nunca force ou torne uma situação frustrante para o bebé, pois, pode provocar um retardamento da função da linguagem em vez do invés. A criança tem o seu tempo natural para aprender, e verá que sem se aperceber, o seu bebé estará a falar lindamente.
 
 
estamos aqui no facebook