Coisas que o papá teve que saber sobre a gravidez e a paternidade


 
 
A partir do momento em que a mulher anuncia a gravidez, um turbilhão de emoções invadem o futuro papá e claro a mamã lol.
Apesar das alterações principais se darem na mulher, afinal é ela que transporta no ventre o bebé, o papel do pai é crucial ao longo de todo o processo.
Nem sempre um homem tem grande ideia do que aí vem quando passa a ser pai pela primeira vez, acho que só quando começa a sentir o bebé que ainda está na barriguinha da mamã lá por volta dos 5 meses de gestação. 
O apoio é essencial
Começando na primeira ecografia e indo até ao momento do parto, o acompanhamento e apoio do pai do bebé ao longo do tempo é indispensável para a mulher.
Porque já lá vai o tempo em que o homem deambulava inquietamente na sala de espera, impedido de participar no parto. Actualmente, muitos são os pais que fazem questão de estar presentes nesta hora e reconfortarem a mãe. E posso dizer que o papá aqui da princesa foi uma ajuda preciosa na sala de partos pois como custumo dizer ajudou ao nascimento da i♥s fazendo pressao na minha barriguinha lol que ficou com alguns hematomas da força que ele e a enfermeira fizeram.
O momento do parto é único e farto em emoções, o carinho do pai, o seu consolo ao segurar a mão ou as palavras de ânimo podem ser cruciais no desempenho da mãe.
Durante a gravidez
O apoio do pai ao longo da gestação é determinante para a mãe, e consequentemente para o bebé. Ir às consultas de obstetricia, estar presente nas aulas de preparação para o parto e finalmente estar na sala de parto facilita em muito.
São nove meses de especial compreensão e atenção para aquele novo ser que vem a caminho, mas ele não foi feito sozinho, por isso o pai tem que se empenhar tanto como a mãe para correr bem.
A participação ou não do pai no nascimento do filho tem de ser um assunto conversado no decurso da gravidez. Existem 3 possibilidades mas todas elas implicam muito entendimento entre o casal. A paciência e acima de tudo a tolerância.
O pai e a sala de partos
Alguns homens assustam-se com a inscrição "sala de partos" mas muitos outros existem que encaram a situação com bastante naturalidade.
Se a mãe não se opuser e o pai desejar, o ideal é estarem ambos na sala de partos. E foi o que aconteceu *-*
Torna o parto mais fácil e a mulher sente-se mais segura. Para não tornar a situação embaraçosa o homem deve ficar à cabeceira da maca, para apoiar a mulher e não ter que visualizar directamente o parto. Se for um pai que encara a situação com mais descontracção pode sempre cortar o cordão umbilical.
Estes momentos são inesquecíveis e fortalecem os laços, quer entre pai, mãe e filho, quer entre o próprio casal.
A segunda e terceira possibilidade prendem-se quando um dos membros do casal se opõe à presença do outro no momento do parto.
No que diz respeito à mulher, por vezes pode suceder que esta tem medo/vergonha, principalmente se for o primeiro filho, e não sabendo o que a espera prefere não partilhar o momento com o marido.
Há também a outra face da moeda, e mais frequente, que é quando o homem não suporta a ideia de entrar na sala de partos. Seja por fobia a hospitais ou a sangue, ou porque simplesmente não tolera a ideia de ver a companheira a sofrer para ter a criança.
Independentemente da razão e do membro do casal, o respeito tem de imperar, e não estar presente não faz da pessoa melhor ou pior pai/mãe.
Vai nascer agora!
A mulher sente que as contracções se tornam cada vez mais frequentes e com menos intervalo de tempo e as águas rebentam-se, chegou a altura.
Nestes últimos dias de gestação, o pai que anda normalmente mais nervoso e ansioso, deve estar sempre contactável, a mala e a documentação prontas a levar e ter um papel ainda mais especial para com a mulher.
A disponibilidade tem de ser imediata e o mais rápido possível há que transportar a mãe para o hospital.
O essencial é manter a calma e esperar que tudo corra pelo melhor. Dar entrada no hospital e participe ou não no parto, usufrua o momento e anime-se, o melhor vem aí, uma nova vida nasceu, o seu filho.
Coisas que deve saber:
- A partir do momento que uma mulher lhe anuncia a sua gravidez, ela passa a ser o centro da atenção, não o homem. Habitue-se.
- Quando o bebé nascer, quer a mãe, quer o bebé, necessitam de atenção. Afinal, preparou-se durante nove meses para não ser o centro das atenções.
- A sua casa passa a ser mais pequena, e será sempre pequena.
- Está preparado para fazer da sua mãe e pai, avós pela primeira vez? Prepare-se para algumas reações menos populares. Se for um pai jovem, dê aos seus pais algum tempo para se habituarem à ideia.
- A sua mulher irá querer ter um parto na água, irá querer um parto com uma parteira, irá querer um médico, não irá querer uma epidural, ela irá gritar por uma epidural, a cesariana parece uma boa opção, mas na hora pode ser uma grande má ideia. Irá concordar sempre com todas as ideias.
- As aulas de preparação para o parto não parecem ter qualquer utilidade, mas esteja sempre presente na mesma.
- O olfato da sua companheira estará tão sensível, que irá estar tentado a levá-la a farejar trufas. Nunca o sugira.
- Saiba que não é realmente o treinador. Dir-lhe-ão que é o treinador, mas a realidade é que está na hora de se calar e deixá-la terminar e ganhar o jogo.
- Terá menos dinheiro e não comprará roupas para si, pelo menos durante um ano. Considerará deixar a TV por cabo, e nunca poderá comprar uma nova TV 3D. Mas haverá sempre dinheiro para um berço, um carrinho, equipamento para o carro e várias roupinhas coloridas de todos os formatos para o bebé.
- Está na hora de levar o carro à revisão, depois poderá não haver dinheiro nem tempo.
- Durante a primeira semana depois de a sua mulher sair do hospital, aprenderá a comer pizza diariamente.
- Anuncie o parto a todos, será das muitas raras vezes em que as pessoas ficarão genuinamente felizes pela sua sorte.
- Irá segurar o bebé de forma incorreta, mas segure-o na mesma.
- Na altura em que mudar a segunda fralda, parecerá a coisa mais normal do mundo.
- Durante o parto não irá desmaiar, isso é só nos filmes.
- Haverá um dia em que o seu filho será um herói. Aprecie-o, pois não durará.
- As contrações são coisas estranhas, e a probabilidade de acontecerem como aprendeu nas aulas de preparação para o parto é ínfima. Quando a sua companheira lhe disser que está na hora de ir para o hospital, é porque está na hora de ir para o hospital.
- Quando a sua mãe lhe disser que amamentar faz descair as mamas, que os bebés apenas necessitam de comer de 4 em 4 horas, e que se pegar no bebé sempre que ele tiver uma crise de choro, ele nunca será uma pessoa independente, não acredite nela.
- Durante a segunda semana depois de o bebé chegar do hospital, irá aprender a gostar de pizza todos os dias.
- Irá ficar espantado com o quanto consegue funcionar com tão pouco sono.
- O seu filho ou filha irá ser "o melhor" durante muito tempo, a sua vez irá chegar muito mais tarde.
- Ninguém sabe porque é que os bebés usam tantas peças de roupa, especialmente quando não praticam grandes atividades.
- É perfeitamente normal estar a olhar para um bebé a dormir durante horas, e até é normal fotografar ou gravar em vídeo do bebé a dormir durante horas.
- Qualquer que seja a má fase que o seu filho ou filha esteja a passar, irá sempre encontrar uma solução. Contudo, quando a encontrar, ele ou ela, estará numa outra fase ainda mais confusa.
- Tudo o que pensa que o vai enjoar e aterrorizar não vai: cocó de bebé, comida, vómito, xixi de bebé – tudo na sua roupa.
- Durante o segundo mês do bebé em casa, ainda comerá pizza diariamente.
- Sexo com uma grávida é bom, apenas não grave nada, para mais tarde recordar.
- E ainda dentro do tema do sexo, durante o próximo ano tente pensar mais em amor do que em sexo.
- Evite falar sem parar sobre o seu bebé. Terá muito tempo em casa para falar sobre isso.
- Se a sua mulher se queixar de dores do parto não pergunte "Tens a certeza?". Vá buscar o médico.
- A coisa mais surpreendente que pode sair da sua mulher durante o parto são os insultos que ela lhe fará a si e à sua mãe.
- Depois do parto, haverá um dia em que terão uma saída romântica apenas os dois, e a meio da saída, ela começará a sentir saudades do bebé. Não se preocupe que isto não durará para sempre.
- Depois de receber todos os familiares para visitar o novo bebé, irá começar a perceber as séries cómicas de TV sobre famílias e bebés.
- Não tem de estar na sala de partos. Também não tem de esperar que a sua mulher lhe dirija a palavra durante muito tempo.
- Poderá provar o leite materno, mas isso não significa que goste dele.
- O único peso que poderá controlar será o seu.
- É fantástico estar grávida – durante as duas primeiras semanas. Depois da amniocentese, dos testes genéticos, das aulas de preparação para o parto, irá viver cheio de ansiedade e de exaltação para o resto da vida. Dê um grande beijo aos seus pais, aprecie-os.
- O seu bebé irá ser melhor que qualquer bebé do mundo.
- 6 meses depois do parto irá estar à espera que a sua vida sexual seja animada e volte ao mesmo, com alguma sorte ela estará a pensar em fazer amor e não sexo.
- Um bebé muda tudo, mas não é essa a ideia?
 
 
 
 
 
Parabens a todos os papás e futuros papás ♥♥♥
 
 
Visite a pagina facebook aqui