Conjuntivite

Boa noite, 

Recentemente (21 Março de 2023)  tivemos aqui por casa a bebé com conjuntivite viral, mais uma virose no colégio.  Todas as semanas apanha alguma coisa, isto não tem sido fácil a adaptação na  creche, a nossa sorte é a C. ser bem disposta e adaptar-se facilmente a qual espaço e pessoas.

Tivemos que ficar com ela pois o antibiótico foi durante 3 dias (aconselhado pelo pediatra o Azyter colírio, 1 gota em cada olho, de 12/12h durante 3 dia). Temos imensa sorte em ter o pediatra da C que está sempre disponível infelizmente estes últimos meses já precisamos de entrar em contacto com ele bastante vezes!

Sintomas de conjuntivite

Além do olho rosado ou vermelho, a conjuntivite pode ser acompanhada também de outros sintomas e sinais como:

  • Ardor;
  • Prurido (comichão);
  • Sensação de presença de areia ou de corpo estranho no olho;
  • Secreções ou corrimento ocular;
  • Fotossensibilidade (maior sensibilidade à luz);
  • Lacrimejar;
  • Edema (inchaço) das pálpebras.
Causas

A conjuntivite pode ter várias causas mas por aqui foi Infeciosa  que podem ser muito contagiosa;


A conjuntivite pode afetar os dois olhos em simultâneo e, embora não seja particularmente grave nem costume deixar sequelas, pode tornar-se bastante incómodo e dificultar as atividades habituais das pessoas afetadas.


Sabia que...

A conjuntivite bacteriana costuma provocar secreções mais espessas, amareladas e abundantes do que a conjuntivite viral (na qual as secreções são mais esbranquiçadas) ou alérgica (na qual as secreções são, na generalidade dos casos, claras).

 

Como tratar a conjuntivite

O tratamento para a conjuntivite depende largamente da sua causa, no entanto, podem ser receitados colírios lubrificantes (como lágrimas artificiais), pomadas com antibiótico e anti-histamínicos para aliviar os sintomas. Se sofre de conjuntivite, deve ainda ter alguns cuidados específicos para não agravar ou propagar a infeção:

Lave regularmente as pálpebras para se manter livre de secreçõesLave as mãos antes e depois de aplicar colírios ou pomadasAplique compressas frias para diminuir o inchaçoNão use lentes de contactoTroque as fronhas dos travesseiros e as toalhas de rosto diariamenteEvite a exposição direta à luz ou ao solDiminua a exposição a alergénios ou outros agentes potencialmente irritantes (como o fumo do tabaco)Evite nadar em lagos ou piscinas

 

Como prevenir a conjuntivite

Embora não seja fácil prevenir a conjuntivite, algumas práticas básicas de higiene podem diminuir o risco de a contrair.

Lave as mãos e o rosto com frequência. Evite esfregar ou coçar os olhos. Não partilhe toalhas de rosto. Não partilhe cosméticos para os olhos nem utilize os de outras pessoas




Se no seu caso não melhorar procure um oftalmologista .