Obras de arte dos nossos filhos














Todas as semanas encontramos folhas espalhadas pelas gavetas de desenhos feitos com muito amor e com o seu significado.

Recentemente encontrei um  caderno recente 2023 com alguns desses desenhos, quero partilhar com vocês e no futuro ficar como recordação não vá o caderno se perder 🥰.

Uma pré adolescente que tanto gosta de desenhar 👏 um bebé que já faz os seus rabiscos, que orgulho! Sou uma mamã super babada.

Sabia que ...

... O desenho é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento da criança. Suas virtudes são numerosas! Fornecer ao seu filho materiais de desenho apropriados para a sua idade (lápis, pasteis, marcadores, gizes, etc) vai encorajá-lo a aperfeiçoar muitas habilidades.


O desenho é, portanto, uma atividade que promove:

Desenvolvimento cognitivo: a criança usa seu conhecimento para fazer desenhos. Essa atividade faz o pequeno cérebro trabalhar e estimula seu senso de observação.Desenvolvimento de coordenação de gestos: ao desenhar formas geométricas, a criança começa a dominar seus gestos. Ele agora desenha linhas horizontais e verticais e para quando o resultado desejado é alcançado. Isso era impossível para os pequeninos que mexem suas mãos sem controlá-las perfeitamente ou ser capaz de respeitar os limites de uma folha em branco.Melhoria das coordenações motoras finas: em seguida, a criança aprende a desenhar elementos cada vez mais detalhados, em superfícies menores. Acabou-se os grandes desenhos. A criança pode se limitar a uma superfície menor e realizar formas mais complicadas.Afirmação de sua personalidade: a criança se expressa através do desenho. Ela se coloca em prova. Ao longo de suas criações você notará muitas variações: traços fortes se ele estiver irritado ou mais leve. Ele também aprende a desenvolver sua paciência a perceber o desenho que ele tem em mente. Às vezes, tem que redobrar esforços e concentração para conseguir isso.Desenvolvimento do seu senso artístico, da sua criatividade: com o desenho, deixe lugar para a imaginação. Não só para representar os personagens e objetos de sua escolha, mas também para verbalizar o que ele conseguiu. Os desenhos das crianças são, portanto, o suporte de histórias incrivelmente ricas. Você já perguntou a uma criança o que ele desenhou? 


Beijinhos com mimos 

Sara Gonçalves 

💜