Mulher, mãe, amiga, convivendo com Esclorose Múltipla

Já todos ouvimos falar em histórias de pessoas que num dia estão bem, a vida corre bem e, de um momento para o outro, tudo muda. 



Esta é a minha História com um projeto de vida e com muitos sonhos  diferentes do que eu tinha planeado! 

Foi diagnósticada com uma doença desmielinizante uma doença autoimune chamada Esclorose Múltipla a sorte no meio dos azares por enquanto é que está no início, poucas lesões com captação de contraste. Tenho consciência que vai caminhar comigo durante a minha vida toda.  

Estes 2 meses tem sido um trobilhão de emoções, medos a incertezas, que acredito que podem ser minimizados pois tenho a sorte de ter as pessoas certas na minha vida! É possível conviver com  E.M  com o tratamento adequado e todos os cuidados, existe sim a possibilidade de viver bem preciso encarar desta forma se eu me entregar, qual a lição que vou tirar de tudo isto?Qual o exemplo que darei às minhas filhas? Quero que elas cresçam sabendo que tudo tem um motivo e que precisamos ser fortes para superar os obstáculos da vida .

Sabem o que ouvia? " quem é a doente?" Hahaha passei 5 dias brincando de ser psicóloga no hospital consolando quem se preocupava comigo nem eu imaginava o que ai vinha, muitos exames (análises, ressonâncias e porção lombar).

Bastou uma semana para começar com surtos, senti-me em queda livre e pensava porquê eu???!!!! Porquê eu que sempre foi saudável e sem vícios???!!! 

Nunca vou esquecer o momento em que a neurologista ( um anjo que apareceu na minha vida) com uma voz serena diz - "Sara você tem Esclorose Múltipla, surto-remissão o tipo de surto na maioria dos casos, uma doença de mil caras " ( cada pessoa diagnosticada com esta doença crónica incurável tem sintomas únicos)  "  por enquanto não tem cura, mas existem tratamentos que visam  melhor qualidade de vida e você vai ter muita força "

É importante destacar que a esclerose múltipla não é contagiosa, não é uma doença mental e não possui formas de prevenção.

Existe surtos (crises)  existe remissões (um período de recuperação que ocorre após um surto, durante o qual há uma redução dos sintomas).

Os sintomas iniciais mais comuns são :

Sintomas visão enevoada do olho esquerdo foi o primeiro sintoma onde foi diagnósticado nevrite óptica (dezembro 2023)

Sintomas fadiga extrema muitas vezes desvalorizada pelas pessoas, admito que o cansaço próprio da doença é incompreendido porque é invisível aos outros. Mas intensamente vivido pela própria pessoa " que passa por preguiçosa ".

Dormência, formigamento , sensação que estamos num corpo que não é o nosso, dor, uma menor sensibilidade ao toque.

Nas fases iniciais da esclerose múltipla, o diagnóstico é muito difícil porque os sintomas podem ser muito variáveis e tendem a desaparecer durante períodos de tempo imprevisíveis por isso nunca  ignorem pequenos sintomas que sao frequentes ou que aparecem derrepente. 

Já me perguntaram se é hereditário, " Não é hereditário e não tenho ninguém na família, mas  pessoas que tenham parentes na família com esclerose múltipla possuem maior probabilidade de ter a doença. 

Vamos em frente com muita Paz, Amor e Esperança ! 


" os verdadeiros super-heróis são as crianças que lutam nos hospitais " por isso temos que ser fortes como eles e sempre com um sorriso.💟


https://spem.pt

Conheça melhor a doença no Manual "de passo em passo" 


Foi preciso ter esta doença para conhecer pessoas fantásticas pessoas que nos compreendem, a elas  aqui vai um abracinho bem forte, obrigada 😘

By Sara Gonçalves 

Diagnóstico E.M 2024